Vem me seguir também...vem

PARA ACHAR ALGO DIGITE A PALAVRA

LIVROS SOBRE O CONGREGACIONALISMO

Abaixo estão alguns livros em inglês e português para que você conheça mais sobre Robert Kalley o pioneiro do Cogregacionalismo em Portugal e no Brasil, e sobre a história do Congregacionalismo desde suas origens até a sua chegada ao Brasil

















11 comentários:

Rafael disse...

Destes li apenas Jornada no Império. Muito agradável a leitura. Mas pra questão mais acadêmica ele não é muito indicado porque não cita fontes e tal. Mais muito boa a leitura.

JOELSON GOMES disse...

É verdade Rafael, na verdade sobre Congregacionalismo não existe nada acadêmico em português.

pequeno.mestre disse...

Olá Joelson, acredito que está um pouco desinformado. Os dois livros do Douglas Nassif, assim como os outros que não estão contemplados aí, são resultados de pesquisa doutoral, tese defendida na Universidade Metodista de São Paulo em Ciências da Religião. São acadêmicos e em português.

JOELSON GOMES disse...

Pequeno Mestre, talvez n seja esse o caso, já li todos os livros citados do Nassif, eles são livros de História e NÃO DE TEOLOGIA CONGREGACIONAL. DE TEOLOGIA CONGREGACIONAL NÃO EXISTE NADA EM PORTUGUÊS. Talvez o amigo é quem padeça do mal da desinformação. Volte sempre.

JOELSON GOMES disse...

E um outro problema, os livros que se tem de Hisória Congregacionl em português são livros presos a Kalley, mas como se sabe o Congregacionalimo não começa com ele.

pequeno.mestre disse...

A ideia não era que se sentisse ofendido dessa forma, mas oferecer subsidio à pergunta do colega acima e esclarecer a existência de obras acadêmicas congregacionais. De qualquer forma, a tese defendida naquele caso, que perpassa os cinco livros, que também li, foi justamente a origem (teológica e histórica) congregacional brasileira nascer a partir de Kalley e não de confissões congregacionais de outros países. O nome congregacional foi adotado somente no século XX, pelo modelo e não confissão, já que se adotam os 28 artigos de Kalley.

Mas, como disse, é só uma colocação que não visa o nervosismo. Volte sempre. =)

JOELSON GOMES disse...

Pequeno Mestre, n fiqei nervoso, pode acreditar. Quanto a tese das tais "igrejas kalleyanas/' respeito, mas n se sustenta. Kalley antes de vir ao Brasil convive com a familia de Sarah, sua esposa e com sua igreja.Sarah, era mulher Congregacional da gema, pertecente uma Igreja Congregacional inglesa puritana. Era com esse povo que Kalley convivia. Era ela quem na maioria das vezes faziam os sermões dele e dos auxiliares nas pregações da Igreja. Quando a denominação é formada no Brasil (1913), o livro que tomam por base é Os Principios Congregacionais de R.W.Dale. Logo, nunca houve "igreja kalleyana", houve e há igrejas congregacionais, cujos continuadores após Kalley bebiam nas fontes originais congregacionais inglesas. Repito, volte sempre.

woshington disse...

Pastor Joelson, no ano de 2015 pretendo fazer um TCC sobre a Congregacional afunilando até sua historia de chegada aqui em Porangatu-GO. Queria saber se tem alguns artigos e documentos que poderia me enviar para que eu possa usar como construção histórica.
PS: Minha formação é na área de história.

JOELSON GOMES disse...

Woshington me envie seu email para matermos contato. Meu endereço: joelsongomes62@hotmail.com

Bonome disse...

Parabéns pela iniciativa de expor o congregacionalismo de modo geral, mas é preciso dizer também que existem dissertações e teses sobre o tema em universidades brasileiras como a Metodista, por exemplo. Tais teses e dissertações apresentam caráter histórico e científico, talvez não teológico, mesmo porque "talvez" os congregacionais no Brasil não são tão aficionados em teologia no modelo clássico, haja vista que seguem os 28 artigos. De qualquer forma o seu trabalho é excelente e muito enriquecedor, desde já peço a permissão para utiliza-lo em minhas aulas na faculdade. Obrigado! José Roberto Bonome.

JOELSON GOMES disse...

Fique a vontade José Roberto Bonome. Só acho apressada a generalização de que os Congregacionais do Brasil nao são afeitos a Teologia, pois os 28 Artigos síntese de fé de seu fundador no país se olhada com atenção é teologia pura, e a Aliança Congregacional acaba de publicar uma confissão de fé maior que a Declaração de Savoy, e poucas denominações no pais tem uma parecida, só se aproxima Westimibter. Deus abençoe e volte sempre.